Foto: Charles Guerra (Diário)
A partir de segunda-feira, qualquer pessoa poderá se vacinar gratuitamente
Depois de ter sido prorrogada por duas vezes, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terminou na sexta-feira, porém, conforme a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os municípios onde sobraram doses elas devem ser disponibilizadas para toda a população gratuitamente. Isso quer dizer que a partir da próxima segunda-feira, qualquer pessoa, mesmo aquelas que não fazem parte dos grupos de risco, poderão receber a vacina. Até agora, mais de 3,1 milhões de pessoas já se imunizaram no Estado, o que representa uma cobertura de 82,2% dos grupos considerados prioritários pelos órgãos de saúde.
VÍDEO: perda de peso e desistência marcam o segundo mês do concurso 'O Desafio É Hoje'
Uma parte das vacinas deve ser reservada para que as gestantes possam tomar as doses ao longo do ano e também para as crianças, que tomaram pela primeira vez, possam ter a segunda dose garantida. Em Santa Maria, até ontem, 86,2 mil pessoas foram imunizadas e, com isso, 90% da meta do grupo de cobertura (puérperas, indígenas e idosos) foi atingida.
Vigilância em Saúde fará novas coletas de amostras de água em Santa Maria
De acordo com a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, neste momento as pessoas qualquer pessoa pode procurar as salas de vacina das Unidades Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os horários de funcionamento devem ser informados na segunda-feira.
- Vamos disponibilizar a vacina até quando durarerm os estoques. É importante que as pessoas se imunizem o quanto antes, eu sou a favor da vacina, mas tem gente que não é ou tem alguma restrição. Qualquer pessoa pode receber a dose, mas é importante que as pessoas que têm contato com o público prioritário procurem se vacinar como por exemplo os policias militares, quem trabalha na Câmara de Vereadores e é claro, as pessoas que têm doenças respiratórias - comentou Liliane.